RELACIONAMENTO COM ÓRGÃOS INSTITUCIONAIS

• Articulação junto aos órgãos responsáveis ou intervenientes no processo de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia.

• Atuação junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), monitorando as obrigações do consumidor livre (verificação de pagamentos referentes às liquidações financeiras, contribuições, aportes de garantias e penalidades).

• Vínculo estreito com órgãos como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Operador Nacional do Sistema (ONS), o Ministério das Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), entre outros, prestando consultoria para a obtenção de licenças e autorizações específicas.

REGULAÇÃO

• Apoio regulatório no processo que envolve desde os estudos preliminares de geração, até a conexão aos sistemas de transmissão e distribuição de energia.

• Elaboração de pareceres para consumidores industriais e auditorias em concessionárias de distribuição e cooperativas de eletrificação rural, inclusive estudos de revisão tarifária, encargos e tributos setoriais.

• Apoio em audiências públicas e em processos administrativos junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

PROJEÇÃO DAS TARIFAS (ACR E ACL)

• Diagnóstico de preços: parecer independente sobre os preços praticados no mercado, buscando auxiliar na tomada de decisões de instituições e empresas.

• Migração de consumidores ao mercado livre: análise de viabilidade da migração, identificando, principalmente, o potencial de economia, os riscos e a gestão dos contratos.

• Projeção de custos da energia: avaliação de preços do mercado livre e tarifas do mercado cativo, análise e otimização de contratos de compra de energia no mercado livre.

• Análise de risco: calcula os riscos de submercados e a sensibilidade de preços para diversos cenários praticados.

REVISÃO TARIFÁRIA E PLANEJAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO

• Assessoria às distribuidoras de energia na análise da base bruta de remuneração e banco de preços referenciais da ANEEL, entre outros aspectos regulatórios.

• Validação e análise qualitativa dos dados sobre os custos reais de aquisição de equipamentos principais e seus respectivos componentes menores, além da mão de obra associada à execução dos serviços de construção de rede, linhas e subestações.

• Auxílio no entendimento do sistema criado pela ANEEL, por meio dos módulos construtivos criados, considerando a validação dos custos adicionais, estudos técnicos e questões relacionadas ao terceiro ciclo de revisão tarifária.

• Planejamento de distribuição: assessoria na projeção da demanda de mercado e de compra, além de análises regulatórias e planejamento estratégico das distribuidoras de energia.

SIMULAÇÃO, INTERPRETAÇÃO DE REGRAS E PROCEDIMENTOS DO MERCADO

• Regulação do Mercado de Energia: acompanhamento das regras da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), relativas à compra e venda de energia e demais aspectos envolvendo a regulação energética nacional.

• Apoio legal: fornecimento de informações sobre a legislação do setor energético, com o objetivo de garantir decisões estratégicas sólidas, competitivas e operacionais, em um ambiente em rápida evolução

APOIO TÉCNICO E REGULATÓRIO EM ARBITRAGENS (NACIONAIS E INTERNACIONAIS)

• A Thymos Energia busca identificar e quantificar o dano eventualmente sofrido pelos agentes envolvidos no processo arbitral.

• Atua ainda no levantamento do impacto econômico e financeiro da referida arbitragem, especificando os conceitos, formulações e cálculos da matéria, como suporte ao requerente durante processo arbitral.

ELABORAÇÃO DE INFORMATIVOS PERIÓDICOS, POR ÁREA DE INTERESSE (GÁS NATURAL)

• Análises de mercado: realiza estudos sobre oferta e demanda para gás natural.
• Elaboração de parâmetros básicos para projeções de preços do gás natural no mercado livre.

PROJEÇÕES DE DEMANDA E OFERTA

• Realização de estudos para a projeção da demanda e oferta de energia, com detalhamento dos contratos firmados nesse ambiente, dos aspectos regulatórios macroeconômicos e energéticos associados à oferta e demanda nacional, considerando seu impacto e reflexo na formação dos preços futuros a serem estabelecidos.

• Diagnóstico do mercado energético nacional e regional, bem como os critérios e mecanismos para formação de preços e expectativas quanto aos leilões futuros de energia.

• Elaboração de cenários de curto, médio e longo prazos sobre a oferta e demanda de eletricidade.

ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA
Estuda a viabilidade técnica e econômica de empreendimento abordando as incertezas relevantes e aspectos críticos à rentabilidade para definir estratégias empresariais.

VALUATION
Valoração de empresas do setor de energia por meio de metodologias praticadas no mercado financeiro com base em perspectivas estratégicas e de mercado.

ASSESSORIA EM LEILÃO
Auxilia a tomada de decisões relativa aos leilões de energia nova e de linha de transmissão com base em análise de investimento e formulação de estratégias, além de análise de competitividade.

DUE-DILIGENCE
Mapeamento de ativos e passivos de projetos existentes para elaboração de análise técnica e regulatória a fim de reduzir riscos e identificar oportunidades de aprimoramento.

ESTRUTURAÇÃO DE NEGÓCIOS
Formulação de arranjo societário de acordo com as normas regulatórias vigentes, considerando aspectos tributários e rentabilidade.

ASSESSORIA M&A
Assessoria técnica, regulatória e econômico-financeira em processos de M&A.

PLANOS DE NEGÓCIOS
Elaborados para delinear as diretrizes a serem seguidas na área de energia após um amplo entendimento da dinâmica do mercado.